sexta-feira, 17 de março de 2017

RECEITA DELÍCIA DE FRAMBOESA E EXEMPLOS DE TERAPÊUTICAS A VER COM FRAMBOESA

framboesa (Rubus idaeus), fruto da framboeseira, é uma pseudobaga e um fruto agregado, cujo sabor suave e adocicado é utilizado para diversas finalidades medicinais e culinárias, tais como: geladosxaropesgeleiaslicores e doces. 


Ao nível da sua produção, é necessário que a framboeseira seja submetida a pelo menos 700 horas por ano a uma temperatura inferior a 7 °C, sendo originária dos campos do centro e norte da Europa e de parte da Ásia. Todavia, muitas vezes, sendo esta planta espinhosa pertencente à família das Rosáceas, o seu fruto é frequentemente confundido com a amora-preta, da qual se diferencia por ser oco, logo mais delicado.


Ao nível nutricional, a framboesa é rica em vitaminas A, B1, B5, C, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e potássio, tendo várias propriedades medicinais, tais como: tratamento de inflamação na garganta, gengivas, prisão de ventre, hemorróidas, reumatismo, doenças dos rins, fígado. 




RECEITA ORIGINAL DO VÍDEO: 
DELÍCIA DE CHOCOLATE BRANCO COM FRAMBOESAS


Ingredientes:


- 500 g de queijo quark

- 500 g de framboesas congeladas

- 1 limão

- 200 g de bolachas do tipo maria integral

- 50 g de manteiga

- 200 g de chocolate branco

- 4 ovos

- 250 g de açúcar

- Framboesas frescas q. b. para decorar


Preparação:


1) Colocar as framboesas num tacho juntamente com o sumo do limão e 150 g de açúcar, deixando cozinhar em lume brando. 

2) Quando as framboesas estiverem descongeladas, aumentar o lume, deixando cozinhar durante mais 10 minutos.

3) Passar a mistura anterior pelo coador de rede fina para retirar as pevides e reservar a geleia.

4) Partir as bolachas em pedaços a fim de serem desfeitas numa máquina de cozinha até ficarem do tipo "pão ralado". 

5) Deitar o preparado anterior numa tigela, juntando a manteiga amolecida, e misturar tudo. 

6) Cobrir o fundo de uma forma de abrir com essa mistura e levar ao forno já aquecido a 180ºC durante 10 minutos.
7) Retirar e deixar arrefecer.

8) Deitar o queijo numa tigela, adicionar o resto do açúcar e os ovos, mexendo tudo muito bem, finalizando com o chocolate branco previamente ralado. 

9) Colocar o preparado anterior na forma já forrada com a bolacha, cobrir com papel de alumínio e levar ao forno a 150ºC durante 30 minutos. 
10) Retirar, deixar arrefecer e levar ao frio.

11) Antes de servir, cobrir o doce com a geleia de framboesas reservada anteriormente e decorar com framboesas frescas.


EXEMPLO DE TERAPÊUTICA 1: MEL DA FLOR DE FRAMBOESA




O mel da flor da framboesa tem o aroma delicado das flores de framboesa, sendo extremamente útil no combate ao alívio das constipações ou no caso das crianças com insuficiência hepática, entre outras doenças.


Receita para aliviar a gripe - misturar sumo de rábano fresco frio com mel da flor da framboesa na proporção de 1:1, devendo tomar-se antes de dormir 1 colher com água morna.


EXEMPLO DE TERAPÊUTICA 2: CHÁ DA FOLHA DE FRAMBOESA




As folhas das framboesa têm sido consideradas ao longo dos séculos como uma erva medicinal, sendo o seu chá bastante benéfico durante o período da gravidez, parto e amamentação, se for tomado regularmente.

O uso da folha da framboesa para fins terapêuticos remonta assim ao século VI, contendo vitaminas do tipo B1, B3 e E. Por sua vez, acredita-se que, por exemplo, o chá da folha de framboesa poderá encurtar o trabalho de parto, tornando-o mais fácil, tendo sido todos os seus benefícios devidamente registados e comprovados em maternidade no mais antigo dos livros de ervas.


Mas como tomar o chá de folha de framboesa?

O chá das folhas de framboesa pode ser tomado em forma de comprimido, saquinhos de chá, chá de folhas soltas ou como uma tintura. A folha da framboesa pode ser comprada em lojas de produtos naturais.


E quanto ao melhor momento para começar a tomar o chá das folhas de framboesa?

Muitos profissionais costumam recomendar as folhas de framboesa para depois das 32 semanas de gravidez até à altura do nascimento. Parsons (2000) descobriu que tomar comprimidos da folha de framboesa, sendo 2.4 gm por dia a partir das 32 semanas, não produz efeitos colaterais. Outros profissionais recomendam que esse mesmo tratamento possa ser iniciado no início da gravidez ou até mesmo ainda antes da gravidez. 




Foto de Cozinha mais.

                      

Professora, dona de casa, blogueira, apaixonada pela cozinha, ansiosa por conhecer novos caminhos 
e que acredita no amor pela vida e pelos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário