quarta-feira, 15 de março de 2017

ALMANAQUE COZINHA COM ROSTO 2017 - MARÇO

"Em março, onde quero eu passo" 


CURIOSIDADE HISTÓRICA


O Livro de Horas de D. Duarte é um manuscrito iluminado executado na cidade flamenga de Bruges no princípio do século XV, contendo quase todas as suas páginas iluminuras alusivas a santos e as correspondentes orações, sendo estas as de decoração mais elaborada.

Juntamente com o Livro de Horas de D. Manuel, será o livro de horas mais importante conservado em Portugal, cujo autor da obra é apenas conhecido por "Maître aux rinceaux d' or". 
códice é então um livro de horas da Idade Média, contendo o calendário litúrgico dos doze meses do ano, assim como as horas canónicas

Neste caso, temos portanto o melhor exemplo da arte da iluminura flamenga da época existente em Portugal, bem como um dos mais importantes manuscritos iluminados conservados no país, num total de 370 fólios de pergaminho, nas dimensões 240 x 170 mm. O texto está escrito em latim e o tipo de escrita utilizada foi a escrita gótica da época.

O Livro de Horas de D. Duarte pertenceu, por exemplo, ao Infante D. Luís, filho de D. João III, que o doou ao Mosteiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos), em Lisboa, encontrando-se atualmente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa (cota Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de Santa Maria de Belém, Liv. 65).

AGRICULTURA - JARDINAGEM - ANIMAIS 

Preparar a terra para o milho e a batata de regadio. 
Nas regiões com menos geada semear trigo, aveia, centeio e cevada. 
No Minguante pode ainda podar as árvores frutíferas e continuar os seus tratamentos. 
As laranjeiras devem ser pulverizadas com cal em pó ou em leite. Resinar os pinheiros. Concluir as trasfegas do vinho e na vinha combater o oídio.

Na horta: preparar as estacas para feijões e ervilhas. Semear abóbora, alace, beterraba, couves, nabiça, ervilha, espinafre, feijão, melancia, melão, pepino, salsa, tomate, etc. Colher cebolas brancas e cebolinhos, rabanetes e azedas.

No jardim: semear amores-perfeitos, cravos, crisântemos, dálias, bocas-de-lobo e chagas, além das indicadas nos meses anteriores.. Colher flores de tulipas serôdias, campainhas brancas, narcisos e goivos.
Animais: vacinar os suínos contra doenças rubras e os bovinos, caprinos e ovinos contra o carbúnculo.


FASES DA LUA

Quarto Crescente: dia 5 às 11h 32m
Lua Cheia: dia 12 às 14h 54m
Quarto Minguante: dia 20 às 15h 58m
Lua Nova: dia 28 às 03h 57m

Moon eclipse.gif

FEIRAS E FESTAS









Foto de Cozinha mais.

                      

Professora, dona de casa, blogueira, apaixonada pela cozinha, ansiosa por conhecer novos caminhos 
e que acredita no amor pela vida e pelos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário