segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O PROJETO “GRAMAS COM SABOR”


Eles são a Isa e o Tiago, fundadores do projeto “No Gramas com Sabor, tudo é feito com Amor”, onde acima de tudo sentem uma grande paixão pelo que fazem, desde o primeiro dia em que se sentaram e decidiram ir para a frente, não existindo qualquer lugar a arrependimentos! 


Eu posso comprovar que eles fazem um trabalho excelente, francamente digno de qualquer um saborear, transparecendo isso mesmo em todas as Bolachas ou Empadas que vendem, bem como nos próprios olhares de todos os seus clientes que, por exemplo, decidam vir até cá, tal como eu, à Praça da Fruta das Caldas da Rainha!



Tudo começou porque Tiago Ferreira sempre gostou muito de cozinhar e de estudar, para além de, entre outras coisas, assistir a programas de televisão, a partir dos quais tentava sempre retirar algumas ideias para mais tarde experimentar. E como ao mesmo tempo apreciava bastante tanto empadas como bolachas, então, "por que não...", pensou ele, criar as suas próprias receitas, procurando juntar todos aqueles sabores que já conseguia fazer?!

Ou seja, nas próprias palavras de Isa Nobre, licenciada em Artes Gráficas, logo mais ligada às respetivas questões de comunicação/marketing com os clientes, “acima de tudo, o Tiago é um autodidata (…) eu também vou para a cozinha, mas ele é que é o mentor (…) ele é que coloca os recheios, os condimentos e tudo mais”, acrescentando logo a seguir que, “a nível da segurança alimentar, nós somos 100% rígidos e temos a certeza de que é por aqui que se deve seguir, porque só assim é que se faz a diferença (…) pois não é só ter os produtos diferenciados, mas também serem produtos bons e que estejam sempre com aquela qualidade ótima dirigida ao nosso consumidor final”.



De facto, todo aquele tipo de clientes que começa a aparecer regularmente numa determinada loja, de certa forma preocupar-se-á cada vez mais com a própria qualidade dos produtos que vai selecionando e, tal como a Isa depois referiu, “a maior parte da matéria prima é comprada aqui (…) o único mercado ao ar livre que funciona todos os dias em Portugal”.

Na verdade, continuava Isa, “o Gramas com Sabor já existe há sensivelmente 4 anos (…) 4 anos de muito trabalho, de muita dedicação (…) e vimos os nossos clientes voltarem, é muito gratificante (…) aqui na praça estamos há 2 anos”, mas normalmente só durante as sextas feiras, sábados e domingos.


Entretanto, eu perguntava-lhes quais é que eram afinal os produtos mais vendidos, ao qual responderam prontamente que se, por um lado, eram as Bolachas Leonores, estas por sua vez criadas em honra da Rainha D. Leonor, compostas por maçã desidratada e canela, dizendo respeito a um produto lançado durante o ano passado aquando da Feira dos Frutos, que ocorre sempre no mês de agosto nas Caldas da Rainha, por outro lado, eram as Empadas de Carapau de Escabeche, que curiosamente tinham resultado a partir de uma fascinante receita pertencente à avó da própria Isa!


Ou seja, tal como depois o Tiago também explicou, um dos grandes objetivos dos dois é reeditar as receitas de antigamente, pois se Portugal possui centenas de anos de história, então importará trazer-se para o presente centenas de anos de tradições, com o único grande dever de integrar culturas e gerações, sendo “tudo feito de forma artesanal”. 


Depois temos outros sabores” – e lá continuava o Tiago a falar do tipo de bolachas que costumavam vender - “temos manteiga de amendoim com chocolate, temos de aveia com avelã, temos de gengibre com melaço e açúcar mascavado (…) também as de laranja com sementes de papoila”.


Daqui importa realçar que ambos se preocupam ainda com a criação de produtos verdadeiramente alternativos e igualmente saudáveis, sublinhando depois a Isa que “nós gostamos de ser arrojados!”.

Para finalizar, o blogue www.gramascomsabor.com é onde Isa e Tiago partilham também certas dicas úteis, colocando o seu público a par de todas as novidades, para além de variados eBooks a ver com receitas culinárias e do facto de até existir a possibilidade de se fazerem encomendas, no caso concreto das Bolachas, através da loja online loja.gramascomsabor.com, de forma a que, cada pessoa, para não ter que telefonar, enviar email ou mensagem pelo Facebook, como terá de acontecer necessariamente no caso das Empadas, por este se tratar de um tipo de produto perecível, logo só entregue pessoalmente pelos próprios, apenas escolha, compre, pague e receba a encomenda em sua casa, no prazo entre 3 a 5 dias, através de uma empresa transportadora.





Blogue Cozinha Com Rosto

                      

Professora, dona de casa, blogueira, apaixonada pela cozinha, ansiosa por conhecer novos caminhos 
e que acredita no amor pela vida e pelos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário