quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

REFEIÇÕES DO MÊS E PLANEAMENTO SEMANAL DAS REFEIÇÕES - JANEIRO E FEVEREIRO

Quantos de vós deixam porventura de tomar o pequeno almoço em casa porque o despertador afinal não tocou como previsto; ou porque alguns não almoçam devido à falta de tempo para acabar uma dada tarefa no vosso local de trabalho; ou ainda porque há quem afinal não jante, já que quando chegam a casa de tal forma cansados adormecem logo no sofá?
E o que dizer dos lanches da manhã ou da tarde, que simplesmente são esquecidos? 

As razões podem ser as mais variadas, desde a exaustiva rotina diária até à decisão de emagrecer, mas qual deverá ser a atitude mais correta e o comportamento a adotar de vez? 

Espero assim satisfazer alguns dos meus leitores no sentido de, em primeiro lugar, vos dedicar nos próximos parágrafos duas receitas que eu considero severamente marcantes para os meses de janeiro e fevereiro, a ver nomeadamente com legumes da época, como a abóbora ou as ervilhas, respetivamente, tendo sido selecionadas por mim a partir do livro:





Hoje em dia, devido às novas tecnologias agrícolas, temos cada vez mais acesso a variadíssimos tipos de frutas e legumes de diferentes países e durante quase todos os meses do ano. 
Porém, todos esses alimentos crescidos na maior parte das vezes em estufas, não são certamente tão ricos em vitaminas e nutrientes como acontece com os da estação, para além de conterem um maior número de substâncias tóxicas, cujo sabor e aroma se diferenciam para pior comparativamente com o processo de maturação ao sol.



As frutas e legumes começam logo a perder as suas "qualidades" assim que são colhidos, logo tudo o que é importado e comercializado em grandes superfícies perdem depois muito tempo em transportes, câmaras frigoríficas ou prateleiras, diminuindo a sua qualidade.
Nesse caso é preferível consumir alimentos que são congelados imediatamente após a colheita, por conseguirem manter grande parte do seu valor vitamínico. 

A resolução para toda esta questão pode estar só ao nível de um melhor planeamento, quanto à vossa lista de compras em função do que irá consumir durante a semana, ajudando ao mesmo tempo a poupar algum dinheiro e a evitar desperdícios, principalmente ao nível dos produtos frescos.
Não esquecer também que uma melhor organização e gestão na vossa cozinha é sempre, sem dúvida alguma, fundamental quando pretendemos atingir os nossos objectivos!

Por isso, em segundo lugar, deixo-vos com duas tabelas a ver precisamente com o Planeamento Semanal das Refeições, com espaço próprio para notas a ver com algumas recomendações médicas a ter em conta, estando à vontade para transferir e partilhar:







Já agora, sugiro consultarem igualmente o link abaixo, tendo-o achado bastante interessante e benéfico para todos, a fim de terem acesso ao mês certo para adquirir as frutas e os legumes mais económicos e saborosos:




Foto de Cozinha mais.

                      

Professora, dona de casa, blogueira, apaixonada pela cozinha, ansiosa por conhecer novos caminhos 
e que acredita no amor pela vida e pelos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário