quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

ALMANAQUE COZINHA COM ROSTO 2017 - JANEIRO E FEVEREIRO


Originalmente, Almanaque (do árabe al-manākh) era só uma publicação anual que reunia um calendário com as datas mais importantes ao nível astronómico, como os solstícios ou as fases lunares; porém, atualmente já reúne todo um conjunto de informações em constantes atualizações das mais diversas áreas do conhecimento.





E "segundo Correia e Guerreiro, o primeiro almanaque editado em Portugal data de 1496, Almanach Perpetuum de Abraão Zacuto, impresso em Leiria, fornecia tábuas logarítmicas e outras indicações com respeito ao curso do sol para cada dia do ano. As informações eram para ser utilizadas em concordância com os instrumentos de medição astronómicos."


Também de acordo com Manuel Nunes Marques, Engenheiro Geógrafo do Observatório Astronómico de Lisboa, Diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, no seu artigo sobre Origem e evolução do nosso calendário"desde a pré-história que o Homem ficou deslumbrado pela sucessão dos dias e das noites e pelo desenrolar das fases da Lua: estes fenómenos conduziram às noções de dia e de mês. A noção de ano é menos evidente e foi só com o desenvolvimento da agricultura que os povos primitivos se aperceberam do ciclo das estações. São, portanto, o dia, o mês lunar ou lunação e o ano os períodos astronómicos naturais utilizados em qualquer calendário." 





 


Tendo então em conta as informações contidas no Verdadeiro Almanaque Borda d´Água para 2017 adquirido por mim durante o mês de janeiro num quiosque pelas rua de Lisboavou de quando em vez publicar algumas das informações que eu considero mais relevantes e úteis ao longo dos meses.



AGRICULTURA - JARDINAGEM - ANIMAIS 

1) JANEIRO

Lavoura das terras e preparação das culturas de Inverno, como a da batata, iniciando-se onde for possível, a plantação precoce. A poda Minguante é recomendável, mas nas figueiras, laranjeiras e macieiras os grandes cortes são prejudiciais. 
Enxertos no CrescenteSemear fava, ervilha, alface e rabanete. 
No Norte e no Centro: semear centeio, couve-galega, nabo, nabiça, rabanete, salsa e tomate. 
No Sul: semear cenoura, couves, ervilha, feijão, nabiça e tomate. 
Em estufa ou cama quente: plantar pepino, melão, pimento. Semear canteiros de cenoura, alho, cebola, alface, ervilha, alho-porro e salsa. 
Na Horta: semear (em canteiros ou alforges bem abrigados e defendidos das geadas) alface romana, couve repolho, e rabanete. Colher couves, espinafre, etc. Mergulhar vide, podar e meter bacelo. Em tempo calmo, frio, seco e sem nuvens, deve-se fazer a trasfega do vinho. 
No jardim: semear begónias, ervilhas-de-cheiro, gipsófilas, girassóis, lírios, paciências, flor de lis, sécias, zínias, goivos, miosótis, etc. Colher violetas, amores-perfeitos, camélias, jacintos, tulipas, etc. 
Animais: vacinar o gado bovino, cavalar, ovino, caprino e os suínos contra as doenças rubras.


2) FEVEREIRO

As terras para sementeira de primavera devem estar lavradas.
No Norte e Centro: semear alface (a transplantar em março - abril), couves, nabo, nabiça, pimento, alho-porro, repolho, feijão e tomate. 
No Sul: semear abóbora, cenoura, couves, ervilha, pimento, feijão, nabiça, pepino, tomate e melancia. Semear milho de sequeiro nas terras altas. Transplantar as cebolas a colher em maio-junho e as couves semeadas em dezembro a colher em junho-julho (repolhos). Plantar batata (colher em junho). Colher os espinafres, couve-flor e bróvolo; plantar batata (a colher em junho). 
Podar no Minguante, menos damasqueiros e morangueiros. Tratamento das macieiras, pereiras e pessegueiros. Iniciar a enxertia. 
Plantar árvores e semear pinheiro-bravo, no Crescente. Trasfegar o vinho se ainda o não fez. Face à geada, a rega melhora a resistência das plantas.
Na horta: semear alho-francês, beterraba, cebola, cenoura, coentro, couve-flor, espargos, ervilha espinafre, fava, feijão, melancia, nabiça, pimento, rabanete, repolho, salsa, segurelha e tomate. Colher nos abrigos cenouras e couves de Bruxelas. 
No jardim: proteger os pés-mães de crisântemos com palha miúda para se obter mais estacas. Semear as flores anuais como ervilhas-de-cheiro, gipsófilas, manjericos, cíclames, cólios, sécias, etc. Colher amores-perfeitos, violetas, etc. 
Animais: fornecer às vacas leiteiras suplementos de farinha, amendoim e linhaça.



Estou certa de que será uma mais valia para quem pretende cuidar melhor da sua horta ou jardim, querendo, por um lado, ter sempre à mão os legumes mais frescos e nutritivos perto de si a qualquer hora, e por outro lado, agarrar uma oportunidade para saber cuidar daquelas flores que mais adora e lhe ajuda a decorar a casa, tornando-a mais festiva e perfumada.


FASES DA LUA 

1) JANEIRO

Quarto Crescente: dia 5 às 19h 47m
Lua Cheia: dia 12 às 11h 34m
Quarto Minguante: dia 19 às 22h 13m
Lua Nova: dia 28 às 00h 07m


2) FEVEREIRO

Quarto Crescente: dia 4 às 04h 19m
Lua Cheia: dia 11 às 00h 33m
Quarto Minguante: dia 18 às 19h 33m
Lua Nova: dia 26 às 14h 587m





Também pode ser útil para quem porventura gosta de praticar pesca desportista, ou ainda costuma frequentar algumas daquelas feiras ou mercados, até da sua própria região, onde de certa forma fica sempre a conhecer mais de perto os diferentes produtos que por aí se vão destacando.




FESTAS E FEIRAS











Blogue Cozinha Com Rosto

                      

Professora, dona de casa, blogueira, apaixonada pela cozinha, ansiosa por conhecer novos caminhos 
e que acredita no amor pela vida e pelos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário