sexta-feira, 13 de outubro de 2017

ALMANAQUE COZINHA COM ROSTO 2017: a sexta feira 13 + uma receita + o mês de outubro

A SEXTA FEIRA 13




Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é sempre considerada, pela maioria das pessoas, como um dia de azar.
Já agora, temos que Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13, para além de que o medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
Mas qual será, afinal, a origem para todo este sentimento aflitivo e de infortúnio?! Pois bem, leia, desde já, meu caro leitor deste blogue, toda uma série de «lendas» a propósito deste mesmo tema:

1 - De acordo com um velho mito nórdico, 12 deuses foram festejar no salão de banquetes no Valhalla quando Loki, o deus da Malícia, apareceu sem ser convidado, totalizando 13 pessoas. Loki, então, incentivou Hod, o deus cego do inverno e das trevas, a matar Balder, o Bom, com uma lança de visco, deixando todos no Valhalla em luto. Após o acontecimento, as pessoas acreditavam que reunir 13 pessoas para jantar era uma má ideia.
2 - Para os cristãos, o número 13 é amaldiçoado, pois foi a quantidade de pessoas presentes na última ceia de Cristo e o 13º apóstolo, Judas, foi um traidor. 
3 - A deusa do amor e da beleza, Frigga, cujo nome deu origem às palavras friggadag e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês, foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo. Para se vingar, Frigga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras e o Satanás, totalizando 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade.
4 - Segundo o cristianismo, sexta-feira é considerado o dia em que Eva deu a maçã para Adão, e também quando eles foram expulsos do Jardim do Éden. 
5 - Em 1307, o então rei da França, Felipe IV, sentia-se ameaçado pelo poder da igreja dentro de seu país. Ele, então, tentou se filiar à ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas a estratégia não funcionou. A corporação recusou a entrada do monarca, que ficou extremamente furioso, e para se vingar teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13, do mês de outubro de 1307.
Em conclusão, ainda acredita que é mesmo possível estarem, neste preciso dia, reunidas todas as devidas condições, de forma a ser realmente um dia de azar para si? Leia também as seguintes curiosidades:

- Qualquer mês que começar num domingo, terá uma sexta-feira 13, existindo pelo menos uma por ano.
- Vários centros de adoção de animais não doam gatos pretos em dias próximos a sexta-feira 13, semana santa e dia das bruxas para evitar possíveis rituais de sacrifício.
- Na Itália, o dia do azar é a sexta-feira 17, mas já em alguns países de língua hispânica e na Grécia, a terça-feira 13 é um dia de má sorte.
- Vários restaurantes em Paris possuem um serviço peculiar chamado "convidado profissional número 14", para não deixar ninguém com 13 pessoas à mesa.

E tal como dizia um dos mais famosos jornalistas portugueses do século XX, Fernando Pessa (1902-2002): "E esta, hein?!"


UMA RECEITA: CREME DE CENOURA E ABÓBORA



Ingredientes:
- 6 cenouras
- 1 abóbora pequena
- 1 cebola
- 2 nabos
- azeite, sal e água q. b.
- segurelha
- presunto


Preparação:
1) fazer um refogado com azeite e cebola picada em lume brando 
2) juntar as cenouras, a abóbora e os nabos, tudo cortado aos pedaços
3) mexer bem e deixar cozinhar um pouco 
4) verter água a ferver até cobrir o preparado anterior
5) temperar com sal a gosto
6) esperar que os legumes cozinhem em lume brando para depois passar tudo a puré
7) servir o creme, espalhando por cima presunto cortado aos pedaços pequenos e segurelha q. b.

O MÊS DE OUTUBRO 


1) AGRICULTURA - JARDINAGEM - ANIMAIS: 






2) FASES DA LUA: 


Lua Cheia: dia 5 às 19h 40m
Quarto Minguante: dia 12 às 13h 25m
Lua Nova: dia 19 às 20h 12m
Quarto Crescente: dia 27 às 23h 22m


3) FESTAS E FEIRAS:



Borda d´Água 2017)




Blogue Cozinha Com Rosto

                      



Professora, dona de casa, blogueira, apaixonada pela cozinha, ansiosa por conhecer novos caminhos 
e que acredita no amor pela vida e pelos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário